Problema:
Dificuldade de escrita, produção de texto, identificação de gênero textual, coerência e coesão.
Tema:
Projeto Língua Portuguesa em ação: JORNAL ADA TIMES
Justificativa:
Com o resultado obtido das avaliações escritas, atividades realizadas em sala de aula e trabalhos (em grupo e individual), verificou-se que há um defasagem na escrita, na produção de texto(coerência e coesão), identificação de gênero textual.
Portanto, propõem-se este projeto de elaboração e produção de um jornal, com intuito de melhorar a escrita e produção de texto dos alunos, incentivando-os também, na pesquisa.
Objetivos:
• Melhorar a escrita;
• Produzir texto respeitando a coerência e a coesão e de acordo com o gênero que se pedir;
• Pesquisar;
• Definir, pontuar e criticar temas associados ao cotidiano.
Metodologia:
• Dividir a sala em grupo de cinco pessoas;
• Distribuir temas a serem pesquisados pelos grupos;
• O grupo fará a pesquisa e produzirá um texto de acordo com o gênero solicitado e enviará para o email da professora numa data limite proposta pela mesma;
• Receber os textos, corrigi-las e editá-las para serem postadas no jornal;
• Imprimir em A3 o jornal e colocá-lo no mural da escola.
Recursos:
Internet,aplicativos Microsoft Word, papel A3, mural da escola, correio eletrônico (e-mail).
Avaliação:
Produção de texto do alunos: conteúdo, norma culta da língua, coerência e coesão, ortografia, estrutura de texto(formato, criatividade, extensão)
Cronograma:
Obs.: Cada sala do ensino médio (1ºA, 2ºA e 3ºA) ficará responsável a cada 15 dias pelo conteúdo do jornal, sendo que cada turma trabalhará um tema específico, conforme a tabela abaixo:
Jornal tema Gênero de texto Período (bimestre) Data de início da exposição no mural da escola
1ºA Meio ambiente Crônica, entrevista, conto, história em quadrinhos, paródia 2º- 13/05/2010 a 23/05/2010 28/05/2010
2ºA Educação Crônica, entrevista, conto, história em quadrinhos, paródia 2º - 28/05/2010 a 07/06/2010
12/06/2010
3ºA Política Crônica, entrevista, conto, história em quadrinhos, paródia 2º - 14/06/2010 a 24/06/2010 27/06/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário